Tratamento disponível no SUS permite que pessoas com HIV/aids tenham vida de qualidade

Assistência às pessoas que vivem com HIV/aids é o tema desta semana no programa “Globo Cidade”, da rádio Globo AM 1390, das 17h às 18h

Entrevistada: Cláudia Barros Bernardi – Médica infectologista do Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Campinas

A aids é uma doença que ainda não tem cura, mas tem tratamento. Tomando os remédios corretamente as pessoas que vivem com HIV/aids podem ter uma vida de boa qualidade. Os medicamentos chamam-se antirretrovirais, ou coquetel, e são importantes para evitar que a doença avance, protegendo você de problemas mais graves de saúde. O tratamento às pessoas que vivem com HIV/aids é o tema desta semana do programa “Globo Cidade”, da rádio “Globo AM 1390”, nesta quinta-feira, dia 27 de agosto de 2009 com participação ao vivo do Programa DST/Aids de Campinas. O “Globo Cidade” vai ao ar diariamente, mas a participação do Programa DST/Aids ocorre todas as quintas-feiras, das 17h às 18h no programa que tem apresentação do âncora Marco Massiarelli.

Os medicamentos antirretrovirais impedem a multiplicação do HIV e diminuem a quantidade do vírus no organismo. Com isso, as defesas da pessoa melhoram, ela fica mais forte, com menos riscos de desenvolver doenças. O tratamento é um compromisso diário. Se o tratamento for recomendado pela médica e a pessoa não começá-lo, o HIV (vírus da aids) se multiplica no organismo e enfraquece a imunidade (que é a defesa do corpo), abrindo caminho para desenvolver doenças oportunistas que podem se tornar mais graves.

Doença oportunista é aquela que se aproveita de um organismo debilitado (com baixa imunidade) para se desenvolver, como herpes, toxoplasmose e a tuberculose. Por isso cada tratamento tem uma forma de ser seguido. Alguns remédios devem ser tomados com o estômago cheio, e outros com o estômago vazio. O importante é seguir a orientação da equipe de saúde que acompanha a pessoa que vive com HIV/aids e que realiza tratamento no SUS.

“É muito importante que as pessoas em tratamento não se esqueçam de tomar nas horas e nas doses corretas os medicamentos que foram prescritos”, destaca a médica infectologista Cláudia Barros Bernardi, da Coordenação do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas.

Vida normal

A pessoa que vive com HIV/aids pode ter uma vida normal e namorar, trabalhar e conviver com seus amigos e familiares. A camisinha protege a pessoa que vive com HIV/aids e seu parceiro ou parceira do vírus da aids. Ela evita um novo contato com o HIV (que poderia aumentar a quantidade de vírus em seu organismo). Além disso, usando o preservativo as pessoas que vivem com HIV/aids evitam outras doenças sexualmente transmissíveis, as DST.

Campinas tem dois serviços especializados na realização do teste de HIV. Um deles inclusive, realiza os exames em cerca de quinze minutos. Entretanto, todos os Centros de Saúde devem realizar o exame de forma sigilosa e gratuita, embora com prazo maior para entrega dos resultados à população. Nos Centros de Saúde a entrega dos testes de HIV é realizada em torno de uma semana a dez dias após a realização da coleta de exames. A única unidade pública de saúde de Campinas que realiza o teste com diagnóstico rápido é o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Ouro Verde, junto ao Complexo de Saúde Ouro Verde.

Teste gratuito e sigiloso

O outro serviço especializado, o CTA do Centro, conhecido popularmente como “Coas”, também é direcionado à realização do teste de aids, mas a entrega do resultado também é realizada entre, em média, uma semana a dez dias após a coleta de material para os exames. E se a pessoa quiser o teste pode ser anônimo. O “Coas” CTA funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O endereço é Rua Regente Feijó, número 637, no Centro. O telefone do “Coas” CTA é (19) 3236 – 3711.

Já o CTA Ouro Verde realiza o teste da aids com diagnóstico rápido. O resultado dos exames fica pronto em média quinze minutos após a coleta de material para o teste. O resultado é entregue apenas à pessoa que fez o teste e ninguém mais fica sabendo o resultado, de acordo com o Programa Municipal de DSTs e Aids de Campinas. O CTA Ouro Verde atende de graça e com descrição. No CTA Ouro Verde também o teste de HIV pode ser anônimo. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, sempre das 7h às 19h.

No CTA Ouro Verde, localizado no Hospital Ouro Verde e com facilitação para acesso através do terminal de ônibus do Ouro Verde. O endereço é avenida Rui Rodrigues, 3434. O CTA Ouro Verde funciona das 7h às 19h. E o telefone do CTA Ouro Verde é 3226 – 7475. O atendimento é discreto, de graça e se a pessoa quiser pode ser anônimo.

Mais informações à Imprensa: (19) 9373 – 5001, com Eli Fernandes

PROGRAMA MUNICIPAL DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E AIDS DE CAMPINAS