Cerca de duas mil pessoas em Campinas têm o vírus da aids e não sabem; teste de HIV, no entanto, é de graça no SUS

Estimativa tem como base projeções da Organização Mundial da Saúde, organismo vinculado à ONU e cálculos do Ministério da Saúde

Entrevistada: Maria Cristina Feijó Januzzi Ilario - Enfermeira sanitarista, coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Campinas

Estimativas com base em cálculos de instituições competentes de âmbito nacional e internacional apontam para a possibilidade de Campinas ter cerca de duas mil pessoas com o vírus HIV e que não sabem que vivem com o vírus que causa a aids. Para mudar esta realidade o Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) de Campinas, investe em ações para estimular toda a população a fazer o teste de aids que, no Sistema Único de Saúde (SUS) é realizado de graça, é sigiloso e pode ser anônimo.

Este é o tema da participação do programa de serviço de controle da aids em Campinas no programa “Globo Cidade” da Rádio Globo 1390 AM Campinas, com apresentação do âncora Marco Massiarelli, através de parceria firmada entre o serviço e a emissora. O Globo Cidade vai ao ar de segunda a sexta, mas a conversa sobre aids é somente às quintas-feiras.

Campinas tem dois serviços especializados na realização do teste de HIV. Um deles inclusive, realiza os exames em cerca de quinze minutos. Entretanto, todos os Centros de Saúde devem realizar o exame de forma sigilosa e gratuita, embora com prazo maior para entrega dos resultados à população. Nos Centros de Saúde a entrega dos testes de HIV é realizada em torno de uma semana a dez dias após a realização da coleta de exames. A única unidade pública de saúde de Campinas que realiza o teste com diagnóstico rápido é o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Ouro Verde, junto ao Complexo de Saúde Ouro Verde.

O outro serviço especializado, o CTA do Centro, conhecido popularmente como “Coas”, também é direcionado à realização do teste de aids, mas a entrega do resultado também é realizada entre, em média, uma semana a dez dias após a coleta de material para os exames. E se a pessoa quiser o teste pode ser anônimo. O “Coas” CTA funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O endereço é Rua Regente Feijó, número 637, no Centro. O telefone do “Coas” CTA é (19) 3236 – 3711.

Já o CTA Ouro Verde realiza o teste da aids com diagnóstico rápido. O resultado dos exames fica pronto em média quinze minutos após a coleta de material para o teste. O resultado é entregue apenas à pessoa que fez o teste e ninguém mais fica sabendo o resultado, de acordo com o Programa Municipal de DSTs e Aids de Campinas. O CTA Ouro Verde atende de graça e com descrição. No CTA Ouro Verde também o teste de HIV pode ser anônimo. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, sempre das 7h às 19h.

No CTA Ouro Verde, localizado no Hospital Ouro Verde e com facilitação para acesso através do terminal de ônibus do Ouro Verde. O endereço é avenida Rui Rodrigues, 3434. O CTA Ouro Verde funciona das 7h às 19h. E o telefone do CTA Ouro Verde é 3226 – 7475. O atendimento é discreto, de graça e se a pessoa quiser pode ser anônimo.

Mais informações à Imprensa: (19) 9373 – 5001, com Eli Fernandes

PROGRAMA MUNICIPAL DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E AIDS DE CAMPINAS